Dicas Para o Cabelo

"O cabelo é a moldura do rosto"

Antes de mais nada, veja qual é o seu tipo de cabelo:
- Cabelos Secos: Falta de brilho, aspecto seco desde a raiz até as pontas. Geralmente são cabelos armados, volumosos e de toque mais áspero. Costumam, também, ser mais difíceis de pentear e sem balanço.
- Cabelos Oleosos: São gordurosos, pesados, sem volume, geralmente finos. Têm brilho que, às vezes, é decorrente do excesso de óleo existente no couro cabeludo.
- Cabelos Normais: Aparência muito saudável. São cabelos brilhantes, com vida, balanço e volume. Não apresentam os problemas do cabelo oleoso ou seco.
- Cabelos Mistos: Os fios são oleosos na raiz e normais nas pontas; ou ainda normais na raiz e secos nas pontas. Actualmente este é um tipo de cabelo bastante comum.

TRUQUES NA LAVAGEM
- Use sempre champô e amaciador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido.

- Não use champô demais nem o coloque directamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.

- Enxagúe bem os cabelos para retirar o excesso de champô e amaciador e use um champô anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.

- Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguadela com água fria.

- Na lavagem, remova muito bem o champô e o amaciador. Se ficarem resíduos, os fios pesam e o corte não aparece.

- Não ponha amaciador junto à raiz do cabelo.

- Para uma lavagem rápida e seca, passe talco no cabelo e escove por completo.

- Não ensaboe a cabeça por mais do que 30 segundos.

- Após aplicar o champô, enxagúe os cabelos com água fria para fazer a humidade aderir aos fios de cabelo.

- Aguarde ao menos 48 horas depois de tingir os cabelos para usar champô. Dê um tempo para ele absorver a cor.

- Não utilize o vulgar 2 em 1 (champô com amaciador) pois enfraquece o cabelo.

- Após o amaciador, aplique um creme hidratante sem enxaguar, que vai hidratar o fio e protegê-lo do calor do secador.


TRUQUES PARA PENTEAR OS CABELOS

- Escovas arredondadas são melhores para dar forma aos cabelos, as de diâmetro maior alisam e as estreitas dão volume. Escovas de cerdas unidas são mais indicadas para cabelos lisos, as de cerdas separadas são boas para cabelos crespos.



- Quando for desembaraçar os cabelos, divida-o em mechas, e desembarace mecha por mecha, do meio ao final e depois penteie próximo à raiz. Evite desembaraçar debaixo do chuveiro, porque molhado o cabelo é mais frágil.



CABELO FORTE VERSUS CABELO FRACO
- Para dar força aos seus cabelos escolha amaciadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou queratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular e ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.

- As proteínas hidrolisadas também podem ser usadas para as pontas espigadas.

- As pontas espigadas podem ser consequência de agressões físicas e/ou química, mas também pode ser um resultado de escovagem agressiva.

- As pontas espigadas devem ser aparadas a cada 2 ou 3 meses.

- Enquanto não poder cortar as pontas espigadas, experimente aquecer um pouco de azeite e depois, com ajuda das pontas dos dedos, coloque-o sobre as mesmas, nutrindo-as! De seguida, proceda a uma secagem rápida com o secador, de modo a que o azeite seja absorvido pelo cabelo. Tenha cuidado na aplicação do azeite: faça-o em pequenas quantidades e apenas nas pontas, para que não fique com um ar demasiado oleoso.

- Para prevenir o aparecimento de pontas espigadas use diariamente um produto próprio de preferência à base de silicone

- Para dar brilho utilize amaciadores com agentes que formam uma película sobre o cabelo dando também uma aparência mais lisa.

- O crescimento do cabelo está relacionado com três factores: descontrole da glândula sebácea, alterações metabólicas e problemas de circulação sanguínea. Um cabelo saudável poderá crescer normalmente cerca de 1 cm por mês!

- Se verificar que o seu cabelo deixou de crescer ou que tem crescido menos do que é normal recorra a um especialista (terapeuta capilar ou dermatologista).

- Para que o seu cabelo cresça mais rápido active a circulação sanguínea. Massaje o couro cabeludo na hora da lavagem durante alguns minutos. Outra boa opção é virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade.

- Para o cabelo crescer com força e vitalidade não se esqueça de beber muita água e da actividade física.

- A cebola é conhecida pelas suas propriedades anti-queda do cabelo (para prevenir a calvície), embora não seja propriamente uma via para fazer com que o cabelo cresça mais rápido. Para usar a cebola, é necessário esmagá-la com um pouco de água e aplicar a mistura no cabelo durante alguns minutos! Se o cabelo for lavado de seguida, quaisquer vestígios do cheiro a cebola serão retirados!

- Especificamente para o crescimento do cabelo pode ser usada a seguinte máscara: misturar no liquidificador algumas folhas de urtiga com um ovo e metade de um abacate médio. Depois de tudo bem misturado, deitar o preparado sobre o cabelo e deixar actuar durante 30 minutos! Para evitar que caia alguma parte do preparado, enrolem a cabeça com papel de prata!

- Evite fumar ou frequentar ambientes de fumo. A nicotina é uma poderosa vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao cabelo.

- Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressequido e, consequentemente, mais frágil, retirando o brilho natural.



- Deixe o seu couro cabeludo respirar e modere na utilização de chapéu, boné ou lenços na cabeça.



TRUQUES PARA O DIA-A-DIA
- Para diminuir o volume do seu cabelo, prenda o cabelo húmido com uma touca caseira (meia de nylon). Um óleo à base de silicone, aplicado nas pontas dos cabelos também os deixa menos volumosos.

- Para dar volume a cabelos com permanente entre as lavagens, humedeça um pouco seu cabelo com água fresca e ajeite os caracóis com os dedos.

- Um dos motivos da caspa e a oleosidade do cabelo masculino é a testosterona, uma hormona masculina. Uma maneira de controlar esses efeitos é usar produtos para limpeza profunda do couro cabeludo, não lavar o cabelo com água muito quente - pois aumenta a oleosidade - e evitar pentear ou escovar os fios com força.

- Use um pouco de creme para remover a electricidade estática, controlar pontas rebeldes e dar uma aparência brilhante tanto aos cabelos lisos como encaracolados. Aplique uma quantidade bem pequena numa mão e esfregue entre as palmas das mãos. Então, passe as mãos entre os cabelos. Se for fazer tranças, aplique antes e depois de as fazer, para dar os retoques finais.

- Para retirar electricidade estática utilize amaciadores que contêm amónia quaternária podem reduzir a electricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando-os. Também pode evitar electricidade estática humedecendo a sua escova antes de escovar.

- Dê preferência a escovas com revestimento de cerâmica ou com cerdas naturais. As escovas com cerdas naturais, se forem de madeira, supõem algum cuidado na sua utilização, isto porque não devem ser aplicadas no cabelo molhado, já que poderão criar fungos nocivos para o cabelo.

- Use spray para manter o penteado no lugar. Se deseja uma aparência de suavidade, mas precisa controlar o cabelo, coloque o spray na palma das mãos e passe suavemente na superfície do cabelo.

- Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha. Depois seque o cabelo com uma distância de 15 centímetros do cabelo, a uma temperatura mínima ou média.

- Nunca esfregue os cabelos molhados com a toalha. Limpe suavemente, pressionando a toalha, de modo a absorver o excesso de água da lavagem.

- Depois de aplicar hidratante no corpo ou na cara, passe as palmas das mãos, com aquilo que sobrar do mesmo, sobre as pontas dos cabelos (que devem estar secos) que precisem de ser disciplinadas!

- Se tem o cabelo pintado e o seu aspecto actual não é dos melhores experimente diluir a sua dose normal de champô com um pouco de água com gás. Esta mistura irá ajudar a clarificar o cabelo, dando-lhe um ar mais saudável e permitir-lhe-á eliminar progressivamente a cor duvidosa, que o seu cabelo apresenta.

- Manter um cabelo com um ondulado bonito e saudável não é tarefa fácil, e requer algum cuidado e muita dedicação. O fundamental é manter sempre o cabelo bem hidratado. Para tal podem recorrer a máscaras específicas, de hidratação, caseiras ou não, e usar um bom amaciador, sempre que lavar o cabelo.

- Convém não lavar o cabelo mais do que três a quatro vezes por semana Se o fizer mais vezes, use apenas amaciador, e não champô.

- Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.

- Evite dormir com os cabelos molhados pois abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade.

- A oleosidade do couro cabeludo é um veneno - cria fungos que acabam com as madeixas e impede o fio de crescer. O excesso de oleosidade age como se fosse uma camada protectora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo.

- Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína e Ureia, são estimulantes sanguíneos.

- Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade.

- O que mantém os cabelos hidratados são o sebo e o suor produzidos pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, que revestem os fios. Alterações hormonais, processos químicos, sol, má alimentação e outros factores dificultam a hidratação originando um cabelo seco.

- Cabelos oleosos são uma determinação genética, mas alterações hormonais e stress pioram o problema.

- Para cabelos oleosos deve utilizar-se um champô sem SLS (SLS - substância que funciona como detergente, solúvel em água e que ajuda a retirar a gordura. Nos champôs, são essencialmente quatro os tipos possíveis dessas substâncias, cujas designações surgem normalmente em inglês: ammonium lauryl sulfate, ammonium laureth sulfate, sodium lauryl sulfate e sodium laureth sulfate, do mais agressivo ao menos nocivo, respectivamente. O SLS corresponde ao Sodium Lauryl Sulfate, que também pode ser designado por Sodium Dodecyl Sulfate, e está no conjunto dos menos agressivos, embora não seja o mais suave de todos), ou o mais suave possível, de modo a fazer com que o cabelo se torne mais forte.

- Engana-se quem acha que cabelos normais não precisam de cuidados. Os cabelos normais, como todos os outros, também estão expostos diariamente às agressões do sol, vento e poluição, logo precisam de atenção.



- Cabelos quimicamente tratados são quebradiços, frágeis e opacos, possuem grande tendência à formação de pontas espigadas. Acumulam electricidade estática e são difíceis de pentear. A nutrição capilar é prejudicada tornando os fios e o couro cabeludo desidratados e desvitalizados.


TRUQUES PARA PRODUTOS CASEIROS
- Repare os cabelos danificados com óleo e gema de ovo. Massaje azeite no cabelo. Então, bata a gema de 1 ovo e use para fazer uma massagem no cabelo, da raiz para as pontas. Aguarde 10 minutos e use o champô normalmente. Faça isso uma vez por semana, durante um mês, e o seu cabelo vai começar a ter um aspecto mais saudável.

- Condicione seu cabelo aplicando maionese antes de lavar com xampu. Aplique no cabelo seco e aguarde por meia hora, depois enxagúe e lave normalmente com champô.

- Para enxaguar com limão, misture 1/2 chávena de sumo de limão filtrado e 1 copo de água destilada em uma garrafa. Penteie o cabelo com esse líquido depois de cada lavagem com champô.

- Se o seu couro cabeludo sofre de descamação, tente fazer o seguinte a cada duas semanas: divida o cabelo e passe um chumaço de algodão com álcool tópico sobre o couro cabeludo. Deixe o álcool secar, então escove o cabelo e enxagúe por completo com água quente e sem champô.

- A cerveja pode remover resíduos do seu cabelo. Adicione 6 colheres de sopa de cerveja em 1 copo de água quente e passe sobre o cabelo. Lave com água morna.

- Se os seus cabelos têm tendência a armar com o uso de amaciadores, gel para pentear ou spray, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com o seu champô comum uma vez por semana. Enxagúe e seque normalmente.

- Se o seu cabelo tem coloração artificial que precisa de retoques ou simplesmente se deseja melhorar seu próprio tom de forma natural, loções feitas com ervas dão reflexos ou profundidade e são baratas. Se quiser testar loções de ervas, faça-o sem medo. O efeito delas é tão subtil que não há risco real. No entanto, evite cores de frutas cítricas e de vegetais. Não use limão ou sumo de beterraba, por exemplo. Eles são imprevisíveis ao longo do tempo e muito afectados pela exposição ao sol. O sumo de limão e o sol podem deixá-la mais loira na primeira vez que usar, mas após vários tratamentos, a cor do seu cabelo vai ter tantos tons quanto um tronco de árvore.

- Dê mais brilho ao seu loiro: faça infusão de duas colheres de sopa de camomila seca e duas colheres de sopa de calêndula em 950 ml de água a ferver, por meia hora. Certifique-se de que não está quente demais e espalhe pelo cabelo molhado.

- Dê brilho aos cabelos escuros: no lugar das ervas acima, coloque sálvia e alecrim. Para um brilho extra, adicione uma colher de sopa de vinagre de cidra.

- Dê vida aos ruivos: misture uma colher de sopa de mel com duas de açafrão e adicione 950 ml de água a ferver. Deixe por meia hora, verifique a temperatura e passe suavemente sobre o cabelo molhado. Enxagúe no final.

- Para ajudar no caso de cabelo oleoso experimente uma vez por semana misturar meio copo de sumo de maçã (de preferência, natural) com meia colher de vinagre branco. Colocar a mistura sobre os cabelos molhados (após a lavagem), e deixa actuar durante 30 minutos! Depois retirar com água tépida (nunca demasiado quente)! Esta mistura ajudará a retirar a oleosidade ao cabelo, conferindo-lhe um maior volume!

- Para cabelos secos pode fazer a seguinte máscara em casa: juntar duas colheres de maionese com meia colher de mel. Misturar bem estes dois ingredientes e colocar a mistura sobre os cabelos, deixando-a actuar durante cerca de 10 a 15 minutos. Sente-se num sítio ao sol, ou então use o secador do cabelo, de modo a intensificar o tratamento. Depois retire com água tépida e lave normalmente com champô e amaciador.

CABELOS E A ALIMENTAÇÃO
- A alimentação é um factor muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos proteicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois ajudam a nutrir o couro cabeludo.

- Vitamine-se por dentro e por fora. Como os cabelos pertencem a uma região mais periférica e menos importante do corpo, o que sobra de nutrientes vai para o cabelo. Por isso tem que ter bons nutrientes “de sobra” para chegarem à “recta final” intactos e em muita quantidade.

- Queda de cabelo e cabelos sem vida podem ser sinal de má alimentação. Tente diminuir o colesterol e as gorduras.